Quantcast
Channel: trail – kmepalavras
Viewing all articles
Browse latest Browse all 38

encosta da pimenteira – alcântara (novo)

$
0
0

Parque Recreativo do Alvito. Ponto de partida e de chegada do percurso 10 – amarelo na nova marcação da rede de percursos do PFM.

Uma nova proposta traçada na zona sudoeste do PFM, o percurso Encosta da Pimenteira – Alcântara percorre caminhos mais periféricos do parque e visita um local que se tornou num dos postais ilustrados do mesmo.

É frente à entrada principal do Parque do Alvito que este percurso começa. Projetado por Keil do Amaral, foi o primeiro parque construído exclusivamente para crianças e abriu em 1956. Ocupa uma área de 12 ha e as suas grandes atracções eram o eléctrico e o avião, os quais foram retirados do local aquando das obras de requalificação de 2002.

Seguindo pela esquerda o traçado decorre paralelo ao muro que delimita a Tapada da Ajuda, depois sobe pela Estrada do Alvito até à Alameda Keil do Amaral e daí pelo percurso de manutenção em direção à rotunda. Feita a travessia na passadeira continuo pelo caminho alcatroado (pista pedreira preta) que desce paralelo à A5 e que leva até à Estrada da Pimenteira.

Prossigo subindo pelo trilho até à Estrada do Clube de Ténis, a qual atravesso para continuar do lado direito. Umas dezenas de metros volvidos e encontramos o Bairro do Alvito, local onde se situa o ex-líbris deste percurso: o miradouro.

O Alvito foi projetado em 1937 pelo arquiteto Paulino Montez e inicialmente designado por Bairro Dr Oliveira Salazar. Situa-se num planalto virado a Sul e desenvolve-se simetricamente em relação ao eixo central definido pela praça ajardinada e pela escola, atual Teatro Lanterna Mágica. O conjunto é composto por 152 fogos distribuídos entre 40 moradias e 12 blocos multifamiliares de 3 pisos. Sendo um bairro de casas económicas, evidencia uma arquitetura modernista, que durante muito tempo foi apontada como «exemplo a não seguir» pelos defensores da chamada «casa portuguesa».

Contíguo ao bairro está o terreno que em tempos serviu de lixeira, mas que  agora é um local plano e limpo, com uma perspetiva perfeita para a Ponte 25 de Abril e a Margem Sul, bem como para Alcântara. Não tem nenhum nome oficial, mas todos o conhecem por Miradouro do Bairro do Alvito. Tornou-se num dos locais de culto para imagens promocionais da capital, pelo que as vistas complementam na perfeição este percurso.

pimenteira alvito

Características do percurso – piso: misto (terra batida, empedrado e alcatrão); distância: 6 km; retorno: não (circular); água: sim; estacionamento: fácil; grau de dificuldade (1 a 5): 2; coordenadas gps do ponto inicial/final: n38º 43.97′, w9º 11.11′; altimetria: gráfico abaixo.

baixo

alt pimenteira


Viewing all articles
Browse latest Browse all 38