Depois do crescimento explosivo (um pouco por todo o país) das provas de estrada entre 2013 e meados de 2016, seguiu-se fenómeno idêntico com as provas na natureza, o qual continua a dar mostras de maior resiliência.
Assim sendo, a AML – Área Metropolitana de Lisboa – passa a contar com um novo circuito de trail denominado X-Bionic Lisboa Trail Series, que se vem juntar ao Circuito Lisboa Trail.
Promovido pelo Turres Trail Clube este circuito integra 5 provas, nas variantes longo, curto e caminhada, e começa a 19 de janeiro no Trail de Lousa, seguindo-se a Peninha SkyRace a 9 de fevereiro e os Trilhos de Bellas a 29 de março. As duas etapas finais disputam-se a 26 de abril no Trail de Mafra e no dia 10 de junho no Extreme Trail Cucos.
Organizado pela WeRun chega à 4ª edição em 2020, porém com alterações relativamente ao ano passado. Por agora estão anunciadas 7 etapas, como habitualmente nas variantes longo, curto e caminhada, com o arranque a acontecer em Palmela a 16 de fevereiro, seguido por Arruda a 8 de março, Loures em abril (sem dia definido), Cascais e Monsanto a 3 e 24 de maio, Ota e Almada a 7 e 21 de junho.
A título de curiosidade este circuito perde provas relativamente a 2019. Para o circuito X-Bionic passaram os eventos de Lousa, Mafra e Belas, mas também S. J. das Lampas, Setúbal e Caneças estão ausentes, sendo Arruda a única estreia. “Mas vai haver mais” segundo a organização.
Entre as duas propostas um total de 12 provas que preenchem o primeiro semestre com opções para todos os gostos.